Como está a presença digital de sua marca?

Helder Fran      sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Como está a presença digital de sua marca?

 

O acesso à internet trouxe maior agilidade na comunicação e facilidade para encontrar informação. E com os dispositivos móveis tão presentes na atualidade podemos dizer que a informação está literalmente na palma da mão. Tal recurso é amplamente explorado por consumidores cada vez mais habituados a pesquisar na internet antes de sair às compras. Então, nenhuma empresa pode sequer pensar em ficar fora deste cenário, seja ela grande, pequena, micro ou mesmo um microempreendedor individual.

O que é presença digital?

Chamamos de presença digital ao conjunto de meios na internet em que os consumidores podem encontrar e interagir com a sua empresa. No mix de marketing (os 4Ps do marketing), a presença digital compõe o "P" de Promoção. E a interação é o grande diferencial do momento, pois não basta estar presente em um ou outro canal de comunicação, é preciso estar pronto para atendê-lo já à partir da internet. Além disso, como bem coloca Vaz (2010, p. 26 apud KREMER, 2011, p. 121), "a melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele". Por isso, é preciso estar presente na internet onde seu público alvo também costuma está.

Presença digital para pequenos negócios

No infográfico anterior mostro os meios que considero referenciais na construção da presença digital de pequenos negócios e nos quais me basearei para a construção do conteúdo deste blog. Uma visão geral de cada meio é apresentada à seguir.

Endereço Virtual

Considere como sua "filial virtual". Um endereço na internet que representa sua empresa. Costuma ser um website (voltado a ser um portfólio) ou blog (voltado a ser um diário on-line). São registrados em endereços exclusivos, chamados de domínios (os "www" que estamos acostumados a digitar nos navegadores). Todos os demais meios devem indicar o endereço virtual como o meio principal da empresa na internet, dando-lhe maior relevância em relação aos concorrentes.

Mapa On-Line

Plotagem em mapas digitais, com localização GPS, para empresas com atendimento em endereço físico. Seus clientes podem localizar e se deslocar até seu endereço comercial com maior facilidade.

Vitrine Virtual

A venda de seus produtos através de lojas virtuais com pagamentos on-line e entregas via frete. Mesmo que não pretenda vender pela internet, há a opção de apenas expor seus produtos em uma vitrine virtual.

Mídias Sociais

Redes sociais como o Facebook e Instagram, micro blogs como o Twitter, aplicativos de mensagem como o WhatsApp e Telegram, streams de vídeo como o YouTube e Vimeo são algumas das opções de conexão com seu público alvo. Um bom planejamento das mídias sociais indicadas para o seu nicho de mercado pode contribuir muito em seus resultados.

Portais de Buscas

Entre os mais populares estão o Google, Bing, Yahoo entre outros. Todo o conteúdo na internet é rastreado por robôs de busca destas plataformas. Sua empresa precisa está no índice destes buscadores para ser exibida nas pesquisas. É o que chamamos de indexação de conteúdo.

Guia Comercial

Há diversos diretórios de empresas disponíveis na internet com diferentes segmentações entre si. Avalie os que melhor se adequarem ao seu nicho de mercado e sua área geográfica.

Publicidade e Propaganda

Classificamos como publicidade toda comunicação não paga. São derivadas de seu relacionamento com a comunidade como, por exemplo, de notícias em rádio, TV, revistas, jornais ou participação em ações sociais. Já a propaganda refere-se a "uma forma paga de apresentação e promoção não pessoal de ideias, produtos ou serviços realizada por um patrocionador identificado" (AMERICAN, 1975 apud GAULKE, 2011, p. 157 ); onde se destacam o Google Ads e o Facebook Ads.

Atendimento On-Line

Quem trabalha com varejo deve concordar comigo que o volume de ligações telefônicas feitas por clientes vem diminuindo nos últimos anos. Essa é uma realidade a partir da popularidade dos aplicativos de mensagem tais como WhatsApp, Telegram entre outros. É que ficou bem mais cômodo perguntar via mensagem do que via voz. Além disso, seus clientes podem preferir perguntar direto no Facebook, Instagram e até mesmo encontrando sua empresa no Google Maps. Portanto, esteja preparado para acompanhar todos os canais da presença digital de sua empresa.

Informes segmentados

Com uma base de cadastro de clientes é possível segmentá-los e enviar informes automatizados via e-mail marketing ou notificação de browser oferecendo, inclusive, ofertas personalizadas para diferentes públicos. E vale ressaltar, de acordo com Vaz (2010 apud KREMER, 2011, p. 127), que "quanto mais você conhece o usuário, mais você consegue vender para ele".

 

Pronto pra começar?

Composta por estes meios na internet, sua marca terá uma presença digital sólida e apta a atrair novos clientes ao comunicar seu jeito de ser, seu portfólio de produtos e serviços, e a qualidade de seu atendimento. Também será um canal de fidelização de sua carteira de clientes ao continuar sempre perto e disponível na hora da recompra. No artigo "Por que usar a Builderall?" mostro como eu utilizo um conjunto de ferramentas perfeitas para a construção deste modelo de presença digital para a sua marca.

 

 

REFERÊNCIAS:

AMERICAN Marketing Association. The Marketing Book. New York (EUA): AMA, 1975.

GAULKE, Johnny Francis. Marketing Industrial e de Serviços. Indaial: Uniasselvi, 2011.

KREMER, Joelma. Marketing de Vendas. 3. ed. Indaial: Uniasselvi, 2011.

VAZ, C. A. Google Marketing: o guia definitivo de marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

TÓPICOS






Teste criação de sites da Builderall por 7 dias grátis


Renda extra promovendo a Builderall de casa com treinamentos e ganhos ilimitados.